PUBLICIDADE
+ Pets

Animais de estimação podem beneficiar qualidade de vida e desenvolvimento das crianças

Animais de estimação ajudam no desenvolvimento físico, emocional e social das crianças, estimulando empatia, responsabilidade e coordenação motora desde cedo

Introduzir animais de estimação na vida de uma criança pode gerar inúmeros benefícios para ambos e, para a criança um estímulo em diferentes pontos de desenvolvimento. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o fato de os animais de estimação serem companheiros, por exemplo, contribui naturalmente para o desenvolvimento dos traços de caráter ao longo da vida, como responsabilidade, compaixão, empatia, recursos e capacidade de amar incondicionalmente. 

Os primeiros passos começam com o aprendizado sobre a leitura corporal, segundo a entidade, percebendo o próximo como alguém com características e sentimentos diferentes dos seus. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E para iniciar essa relação, a recomendação da médica veterinária Jaqueline Galdini, é provocar um diálogo com a criança sobre a possibilidade de trazer um novo membro à família. E, ao incorporar o pet, estabelecer limites sobre o que é certo e errado em relação ao novo membro, reforçando, prioritariamente, que “não se trata de um brinquedo, e sim de um ser que sente dor, fome, frio, e tem necessidades, assim como a criança”, salienta a profissional.

Quanto aos benefícios, a SBP afirma ainda que crianças criadas com bichinhos de estimação se exercitam mais ao brincarem com eles, e, por isso, segundo a neurociência, quanto mais estímulos ao cérebro, mais conexões neurológicas se formam. E é justamente na espontaneidade da relação entre os “pequenos”, em que cada um deles, especialmente as crianças, busca continuamente interagir, que acontece o aperfeiçoamento da habilidade motora. 

Em artigo sobre animais domésticos, publicado no portal da Sociedade, a recomendação sobre o melhor momento em adotar um animal de estimação, caso a família não tenha um antes da chegada de um bebê, por exemplo, é esperar os quatro anos de idade, considerando que esta é uma faixa etária em que a criança está em estágio de desenvolvimento e coordenação motora, permitindo, assim, entender melhor os limites entre ela e seu animal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E se essa relação não der certo por questões como alergia? A SBP recomenda que a criança não tenha tanta intimidade com o animal, como deixá-lo subir na cama ou beijar e abraçar o pet.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária lembra que, independentemente do motivo, abandonar animal é considerado mau-trato e crime. 

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, publicou que a Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3. A referida legislação alterou a Lei 9.605/98, que dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora e prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, no caso de crime de maus-tratos contra animais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar
Publicado por
Redação

Notícias recentes

  • + Pets

Brasil registra mais de 250 mil pássaros criados de forma ilegal

Nem todas as espécies são proibidas de serem criadas em casa, mas veterinários alertam para…

1 semana atrás
  • + Pets

“Fiapo de Manga”: O Novo Charme dos Vira-Latas nas Redes Sociais

O estilo “Fiapo de Manga” tem conquistado corações com seus pelos arrepiados e carisma. Conheça…

1 mês atrás
  • + Pets

Pets em apartamentos: criando um lar perfeito em espaços pequenos

Dicas para adaptar apartamentos à presença de pets com segurança, conforto e bem-estar, respeitando as…

1 mês atrás
  • + Pets

Pets eco-friendly: Como cuidar do seu pet com responsabilidade ambiental

Descubra como cuidar do seu pet de forma sustentável com escolhas conscientes em alimentação, acessórios,…

1 mês atrás
  • Pet tech e inovação

Pets em forma: descubra como manter seu companheiro ativo e saudável

Tecnologia e atividades físicas se unem para manter cães e gatos saudáveis. Descubra modalidades fitness…

1 mês atrás
  • Pet friendly

Ecoturismo pet-friendly: descubra destinos incríveis para explorar com seu bichinho

Destinos de ecoturismo estão cada vez mais preparados para receber pets, oferecendo estrutura, lazer e…

2 meses atrás

Este site usa cookies.

Leia mais