O estilo “Fiapo de Manga” tem conquistado corações com seus pelos arrepiados e carisma. Conheça Simba, o pet que virou influencer e embaixador nas redes
Com pelos duros, arrepiados e difíceis de pentear, o cachorro ‘Fiapo de Manga’ tem encantado a web com seu charme único. Será uma nova estrela dos vira-latas? Primo do caramelo, esses cãezinhos têm se destacado nas redes sociais.
Simba conquistou a tutora Larissa Maluf com seu estilo arrepiado e hoje é estrela nas redes como símbolo do charme “Fiapo de Manga”. Foto: acervo pessoal / Larissa Maluf
Uma variação do vira-lata brasileiro, o “Fiapo de Manga” compartilha características comuns dos cães sem raça definida (SRD). Enquanto o caramelo possui uma aparência e pelagem mais robustos, seu primo costuma ter um porte mais esguio, patas finas e pelagem arrepiada, dura e difícil de alinhar, característica que tem encantado a web.
Nas redes sociais, há quem já até chame “Fiapo de Manga” de raça e o engajamento do público para apreciar o cãozinho é alto. No Tik Tok, os vídeos que fazem piada carinhosa com a aparência do animal alcançam milhares de visualizações e comentários de tutores e simpatizantes.
Além da aparência, a personalidade desse cãozinho tem conquistado o brasileiro. A dra. Vivian Quito, médica veterinária, explica que é um cão extremamente inteligente, afetuoso e leal, que se adapta facilmente a diferentes ambientes. Costuma ser muito ativo, curioso e independente. Apesar de brincalhões, sociáveis e companheiros, esses animais podem demonstrar certa desconfiança com estranhos, o que os torna bons cães de alerta.
Dra. Vivian lembra que independente da raça, “a formação da personalidade do cão se dá pela junção de fatores genéticos e fatores ambientais, ou seja, depende muito de onde e como foi criado, se foi socializado ou sofreu traumas, por exemplo. Cada animalzinho é único e tem sua própria personalidade”.
Larissa Maluf é tutora do Simba, de 1 ano e 4 meses, e teve a sua história transformada por ele. Vivendo o luto pela perda de 3 animais ao longo de 4 anos, estava decidida a não adotar novamente. Mas, ao oferecer um lar temporário ao recém-resgatado Simba, a publicitária foi conquistada pelos pelos arrepiados.
“Uma amiga que o resgatou pediu ajuda para encontrar um lar temporário de confiança, mas quando vi a foto dele, eu me apaixonei. Eu não consegui dormir, fiquei pensando nele até a semana seguinte, quando nos encontramos.”
Apoiadora da causa animal, Larissa criou o perfil pet do Simba em duas redes sociais para motivar outras pessoas a adotar cães de rua e resgatados, mas o projeto tomou proporção e Simba se tornou embaixador de um dos maiores petshops online do Brasil.
Hoje, mais de 6 mil seguidores acompanham o dia a dia de Simba, que vai a creche, passeia em locais pet friendly e vive uma rotina pensada por sua tutora para dividirem tempo de qualidade, o que inclui passeios ao parque e idas à praia. Mas não pense que a vida de influencer pet seja sem compromisso: seu perfil conta com planejamento e cuidado atento da tutora, que prepara vídeos roteirizados para alimentar e engajar a conta. É claro que o trabalho pesado fica por conta da simpatia do Simba, que já alcançou mais de 100 mil visualizações em apenas 2 vídeos no perfil @segueosimba, no Instagram.
Andréa do Nascimento, proprietária da Pet Play, creche e hotel para cães, conta que tem notado o aumento da popularidade do Fiapo de Manga entre a clientela. “Sempre tivemos cães vira-latas na creche, mas, nos últimos anos, percebemos um aumento dos ‘Fiapos de Manga’. Parece que as pessoas estão se apaixonando cada vez mais por esse visual bagunçado e cativante – e não é para menos! Eu mesma tenho duas irmãs, Brie e Brioche, que são minha paixão e alegria na minha vida.”
Para a empresária, o vira-latas sempre teve um espaço especial nos lares brasileiros. “Os ‘Fiapos de Manga’ se tornaram quase um estilo próprio e já é reconhecido por alguns como raça. Isso, principalmente, depois da explosão nas redes sociais. As pessoas estão percebendo o quanto esses cães são incríveis, inteligentes e cheios de amor para dar.” A Pet Play hoje atende 10 cães desse tipo, uns mais arrepiados, outros menos, mas todos esbanjando simpatia.
Nem todas as espécies são proibidas de serem criadas em casa, mas veterinários alertam para…
Dicas para adaptar apartamentos à presença de pets com segurança, conforto e bem-estar, respeitando as…
Descubra como cuidar do seu pet de forma sustentável com escolhas conscientes em alimentação, acessórios,…
Tecnologia e atividades físicas se unem para manter cães e gatos saudáveis. Descubra modalidades fitness…
Destinos de ecoturismo estão cada vez mais preparados para receber pets, oferecendo estrutura, lazer e…
Apps que traduzem miados prometem facilitar a comunicação entre gatos e tutores com ajuda de…
Este site usa cookies.
Leia mais