O estilo “Fiapo de Manga” tem conquistado corações com seus pelos arrepiados e carisma. Conheça Simba, o pet que virou influencer e embaixador nas redes
Com pelos duros, arrepiados e difíceis de pentear, o cachorro ‘Fiapo de Manga’ tem encantado a web com seu charme único. Será uma nova estrela dos vira-latas? Primo do caramelo, esses cãezinhos têm se destacado nas redes sociais.
Simba conquistou a tutora Larissa Maluf com seu estilo arrepiado e hoje é estrela nas redes como símbolo do charme “Fiapo de Manga”. Foto: acervo pessoal / Larissa Maluf
Uma variação do vira-lata brasileiro, o “Fiapo de Manga” compartilha características comuns dos cães sem raça definida (SRD). Enquanto o caramelo possui uma aparência e pelagem mais robustos, seu primo costuma ter um porte mais esguio, patas finas e pelagem arrepiada, dura e difícil de alinhar, característica que tem encantado a web.
Nas redes sociais, há quem já até chame “Fiapo de Manga” de raça e o engajamento do público para apreciar o cãozinho é alto. No Tik Tok, os vídeos que fazem piada carinhosa com a aparência do animal alcançam milhares de visualizações e comentários de tutores e simpatizantes.
Além da aparência, a personalidade desse cãozinho tem conquistado o brasileiro. A dra. Vivian Quito, médica veterinária, explica que é um cão extremamente inteligente, afetuoso e leal, que se adapta facilmente a diferentes ambientes. Costuma ser muito ativo, curioso e independente. Apesar de brincalhões, sociáveis e companheiros, esses animais podem demonstrar certa desconfiança com estranhos, o que os torna bons cães de alerta.
Dra. Vivian lembra que independente da raça, “a formação da personalidade do cão se dá pela junção de fatores genéticos e fatores ambientais, ou seja, depende muito de onde e como foi criado, se foi socializado ou sofreu traumas, por exemplo. Cada animalzinho é único e tem sua própria personalidade”.
Larissa Maluf é tutora do Simba, de 1 ano e 4 meses, e teve a sua história transformada por ele. Vivendo o luto pela perda de 3 animais ao longo de 4 anos, estava decidida a não adotar novamente. Mas, ao oferecer um lar temporário ao recém-resgatado Simba, a publicitária foi conquistada pelos pelos arrepiados.
“Uma amiga que o resgatou pediu ajuda para encontrar um lar temporário de confiança, mas quando vi a foto dele, eu me apaixonei. Eu não consegui dormir, fiquei pensando nele até a semana seguinte, quando nos encontramos.”
Apoiadora da causa animal, Larissa criou o perfil pet do Simba em duas redes sociais para motivar outras pessoas a adotar cães de rua e resgatados, mas o projeto tomou proporção e Simba se tornou embaixador de um dos maiores petshops online do Brasil.
Hoje, mais de 6 mil seguidores acompanham o dia a dia de Simba, que vai a creche, passeia em locais pet friendly e vive uma rotina pensada por sua tutora para dividirem tempo de qualidade, o que inclui passeios ao parque e idas à praia. Mas não pense que a vida de influencer pet seja sem compromisso: seu perfil conta com planejamento e cuidado atento da tutora, que prepara vídeos roteirizados para alimentar e engajar a conta. É claro que o trabalho pesado fica por conta da simpatia do Simba, que já alcançou mais de 100 mil visualizações em apenas 2 vídeos no perfil @segueosimba, no Instagram.
Andréa do Nascimento, proprietária da Pet Play, creche e hotel para cães, conta que tem notado o aumento da popularidade do Fiapo de Manga entre a clientela. “Sempre tivemos cães vira-latas na creche, mas, nos últimos anos, percebemos um aumento dos ‘Fiapos de Manga’. Parece que as pessoas estão se apaixonando cada vez mais por esse visual bagunçado e cativante – e não é para menos! Eu mesma tenho duas irmãs, Brie e Brioche, que são minha paixão e alegria na minha vida.”
Para a empresária, o vira-latas sempre teve um espaço especial nos lares brasileiros. “Os ‘Fiapos de Manga’ se tornaram quase um estilo próprio e já é reconhecido por alguns como raça. Isso, principalmente, depois da explosão nas redes sociais. As pessoas estão percebendo o quanto esses cães são incríveis, inteligentes e cheios de amor para dar.” A Pet Play hoje atende 10 cães desse tipo, uns mais arrepiados, outros menos, mas todos esbanjando simpatia.
Apps que traduzem miados prometem facilitar a comunicação entre gatos e tutores com ajuda de…
O abandono de coelhos após a Páscoa revela a falta de preparo e responsabilidade dos…
Gravidez e pets podem coexistir com segurança. Saiba quais cuidados tomar para garantir a saúde…
Entenda como identificar os sinais de obesidade em cães e gatos e adotar hábitos saudáveis…
Veterinários especializados em peixes garantem saúde e bem-estar desses pets aquáticos com diagnósticos, tratamentos e…
Uso do CBD em pets cresce no Brasil, com bons resultados em dor, ansiedade e…
Este site usa cookies.
Leia mais